Olá meninas!!

Hoje vou falar de um assunto que me pegou de surpresa e tenho certeza que, assim como eu, muitas de vocês pode ter tido algum sintoma parecido e nunca imaginou que poderia ser “culpa”do esmalte! Eu não sou viciada em esmaltes mas sempre gostei de estar com as unhas bonitas! Costumo fazer minhas unhas em casa (raramente vou a manicure) e, por este motivo, tinha uma quantidade razoável de esmaltes de cores e marcas diversas.

image2

Sempre usei esmaltes de qualquer marca! O que me atraia era a cor ou o brilhinho (glitter, estrelinhas, etc) e, como tudo na vida, eu tinha os meus favoritos. Neste caso, era a linha da Risque “Penelope Charmosa” e um pink da linha Ana Hickmann!! Aiii fiquei muitoooo chateada quando soube que não poderia mais usá-los pois foi constatado que eu tenho alergia a esmaltes!! Aí voces devem estar se perguntando: “Ein?! Como assim?? Voce não disse que sempre usou qualquer esmalte?!” Pois é, meninas! Eu sempre usei e sempre tive sintomas de alergia mas nunca associei ao esmalte! Sou bastante alérgica e, normalmente, os sintomas são na minha pele! Alem das alergias a Iodo, pólen e poeira (tenho rinite alérgica) tenho sensibilidade a corante amarelo, chocolate e amendoim! Pois é! Eu como mas sofro as consequências – coceira, bolinhas no corpo e inchaço nos olhos säo os principais sintomas e, por este motivo, sempre associei tudo a comida!rss Porém, há algumas semanas atrás além do inchaço nos olhos, percebi muitas bolinhas de agua na pálpebra superior e nos dedos das mãos que coçavam muito!! Estas bolinhas, tornaram-se “feridas ” (descamação que parecem feridinhas) e, além de coçarem, ardiam bastante. Só tenho uma foto minha para mostrar e é como está hoje! estava bem pior!!

IMG_6211

Por fim, estas mesmas bolinhas foram se espalhando pelo rosto, principalmente ao redor da boca e pescoço que, também, estava inchado! Comecei a ficar preocupada mas continuava achando que era algo que havia comido!hehe Foi quando minha irmã, Luisa (a flor mais rosa e lilás do meu jardim!!! :0) veio em casa e falou: “Gia, isso é alergia a esmalte!”. Não levei muito a sério pois eu não achava possível ser alérgica a algo que eu sempre usei e resolvi pesquisar na internet; li muitas coisas e vi fotos de pessoas com os mesmos sintomas que o meu! Na hora retirei o esmalte das minhas unhas e, no dia seguinte meus olhos e pescoço já estavam menos inchados. Conversei com uma amiga dermatologista e ela me explicou que o nome disto é “Dermatite de Contato”, ou seja, manifesta-se nas regiões em que o produto entra em contato com a pele – por este motivo, a região do rosto é muito afetada! E o pior! os sintomas dos olhos (feridinha) podem demorar bastante para sarar e, algumas vezes, é preciso fazer uso de medicamento específico. Então meninas, fiquem atentas!! Caso voce suspeite de algum sintoma que eu citei, procure um dermatologista!

Para a nossa alegria, muitas marcas já lançaram esmaltes hipoalergênicos e com cores tão lindas quanto os esmaltes comuns!!! eeeeba!!! A Colorama, pelo que li, foi a primeira marca nacional a investir nessa linha de esmaltes e, agora, a Risque também trocou toda linha pelos hipoalergênicos. (já vem escrito na própria embalagem) Infelizmente não encontrei a versão hipoalergênica da coleção “Penelope Charmosa” mas no site tem muitas cores lindas também!!

As principais substâncias alergênicas são provocadas principalmente por três componentes:

– o formaldeído (ou seus derivados:  Tosilamida / Resina Epoxy)  – responsável pela fixação e durabilidade da cor.
– o tolueno – solvente usado para a fixação do esmalte.
– DBP – tem a função de intensificar o brilho

É necessário ler o rótulo embora, hoje, nestes esmaltes é comum vir escrito assim “3 free”ou “5 free”.

20150910_144148

Isto significa que são livres de substâncias que podem causar alergia.

O esmalte “3 free” é quando não possui formaldeído (formol), toluenol e dibutilftalato (DBP) e o “5 free”, além da retirada destes 3 componentes, não contém resina e cânfora em sua formulação.

Você pode ser alérgico a um dos componentes ou a todos eles! Outro componente que pode causar alergia é a MICA. Está presente em esmaltes perolados e cintilantes. Fique atenta!

Na dúvida, doei todos os esmaltes para minhas irmãs e comecei a comprar os esmaltes “3 free”, ou seja, isentos de tolueno, DBP formol e derivados. Para mim foi o suficiente a retirada destes componentes.

Então é isso meninas!! Se vocês tem outras dicas ou algo a acrescentar sobre este assunto, compartilhe deixando um comentário aqui para mim! Informação nunca é demais, né?!

Obs.: Vale lembrar que algumas meninas têm alergia à acetona. Para esses casos existem removedores específicos! Me livrei dela também!!haha